Sobre

Itiquira significa água que cai do alto. O Parque Municipal do Itiquira é administrado pela Prefeitura de Formosa informações sobre funcionamento pelo telefone 61 3981-1234
O Itiquira Park está a menos de 800 metros da entrada do Salto, em nosso clube diversos locais é possível avistar a cachoeira. Nos Chalés há um vista incrível, parece até cena de filme. Visite o Salto do Itiquira e venha completar seu passeio em nosso clube aquático, oferecemos, piscinas, saunas, atividades aquáticas, piscina aquecida, bosques, rios, pontos de alimentação, hospedagem em Chalés, área de camping e muito mais.
Itiquira Park espera por você e sua família.

  • História

    Fonte: Fundador do parque, Antônio Carlos Felício Bueno. No final da década de 70 o Fundador do Parque Municipal do Itiquira, Sr. Antônio Carlos Felício Bueno estava procurando um local intocável e de beleza rara para criar uma atração turística, seu objetivo sempre foi em desenvolver o potencial turístico que rodeava a Capital Federal em plena expansão. ” … sabia que Brasília iria crescer muito e que as pessoas necessitariam de um local para relaxar…”. Então suas buscas foram em direção a grandes áreas verdes, a cachoeiras, grutas, cavernas, rios e lagos. Em fim encontrou uma fotografia da Missão Crulz (1892) onde havia uma cachoeira muito alta. Foi então que partiu em busca dessa cachoeira com o nome de Itiquira. Quando a-encontrou ficou perplexo com tamanha beleza natural ” algo que nunca tinha visto” e ficou chocado pois havia muito lixo e total descuido ambiental com aquele local. Então começou a procurar os donos das terras e comprar sistematicamente todas as terras ao redor da cachoeira para desenvolver um Complexo Turístico. Após a doação de 48 hectares para a criação do Parque Municipal do Itiquira, foi firmado um contrato de concessão pelo período de 30 anos. em 1982 pela Prefeitura Municipal de Formosa e o então fundador do Parque, Sr. Antônio Carlos Felício Bueno, visava a total construção do Parque, como calçadas, pontes, estacionamento, portaria, restaurante, lanchonete, acesso asfaltado, muros, sanitários, área de descanso, acesso total ao Salto do Itiquira, instalações hidráulicas, mapeamento de fauna e flora e publicidade, o que veio a culminar em uma mudança cultural de preservação ambiental. Todos os recursos financeiros oriundos por parte do Sr. Antônio Carlos. Em 2012 com o fim da concessão o parque foi entregue a prefeitura.

  • Como era o acesso até o Salto do Itiquira?

    Não havia qualquer acesso! Apenas trilhas e longos caminhos. Ao redor do salto haviam fazendas de gado e iniciava-se um processo de desmatamento para ampliar os pastos, após comprar as terras de fazendeiros paulistas, "me perguntaram o que eu faria? Irei proteger o meio ambiente e criar um complexo turístico” riram e me chamaram de louco e visionário. Sempre acreditou nas suas convicções e manteve firme nas suas metas.

  • Quais principais obstáculos enfrentados naquela época?

    Não havia qualquer tipo de comunicação, não tinha energia, estradas não pavimentadas e extremamente precárias, passava-se por 12 pontes. Não havia segurança, não tinha absolutamente nada no local. Havia sim uma grande jornada pela frente.

  • O Parque Municipal do Itiquira hoje

    O Parque Municipal do Itiquira, retornou após 30 anos de concessão privada, para a administração da Prefeitura Municipal de Formosa, coordenada pela secretária de Turismo.